Mãe de bebê e de cachorro


   E de repente você está grávida. Quando a gente é mãe de cachorro, a chegada de um bebê pode gerar muitas dúvidas e preocupações. Como adestradora, vivi essa situação na pele e agora tenho a noção do que muitas clientes que atendi, ao longo desses anos, passaram com a chegada de seus bebês.
   Não conheço nenhum estudo científico que comprove alterações comportamentais nos cães e a relação disso com a gravidez, mas sem dúvida muitos cães, inclusive minha cadela, apresentam/apresentaram mudanças em seus comportamentos diante de uma grávida...são tantos relatos curiosos que resolvi escrever sobre o tema...
   A chegada de um bebê vai botar a rotina e a vida de cabeça pra baixo, especialmente, da mãe do bebê. E além de se preocupar com seu filho (a), é óbvia e natural a preocupação com o cachorro da casa: será que ele vai aceitar bem a criança? Como vai ficar a rotina dele? Vou dar conta dos dois?
Respondendo...
Não sei, não sei e definitivamente NÃO (pelo menos nos 2 primeiros meses de vida da criança)!
   Falo isso, (agora) por experiência própria...
   Não dá pra saber exatamente como um cão vai se comportar diante de uma criança recém-nascida pois são muitos os fatores que devem ser avaliados antes de tirar conclusões e fazer afirmações.
   Fatores como o quão bem socializado com pessoas (especialmente crianças) o cão é, mudanças na rotina, perda de interação social com os membros da casa são importantes, pois estão diretamente relacionados com as alterações comportamentais.
  Muitas pessoas ignoram o fator socialização com crianças. E quando falo isso me refiro ao cachorro (quando filhotinho e posteriormente adolescente/adulto) ter, com elevada frequência, contato positivo com um número grande e diversificado de crianças (as de casa não contam hein?). Além disso, não podemos de maneira alguma levar em consideração rótulos do tipo: essa raça é boa com crianças, a raça x é dócil e amável com crianças etc. Isso não existe! Gostar ou não de crianças vai depender de uma INTENSA E POSITIVA socialização com elas. Se o seu cãozinho não foi bem socializado com crianças, ele pode apresentar bastante desconforto na presença delas (especialmente dentro de casa) e vale salientar a importância de NUNCA forçar uma interação entre os dois a fim de fazer o cão se "acostumar" com a criança, isso pode ser perigoso. Respeitar os sinais corporais que o cão emite na presença de crianças é um ato de respeito e de prudência para ambos!
   A mudança drástica na rotina dos tutores do cão, principalmente a mãe, que agora tem um bebê com uma demanda de 24h, inevitavelmente, faz com o que o cão perca espaço. Os passeios, as brincadeiras, os momentos de cafuné acabam deixados de lado e o cão sente bastante isso. Portanto, contar com a ajuda de pessoas é fundamental para que o cão não sinta tanto. Pedir que alguém passeie e brinque bastante com ele já é o primeiro passo! A medida que o tempo vai passando é possível retomar pequenas atividades da rotina com o cão, portanto fique calma!
   Mas, e aí? O que fazer diante dessa situação totalmente nova e imprevisível?
Aqui vão algumas dicas para tentar criar um ambiente favorável para que a relação cão x bebê se torne positiva.
 - SEMPRE crie associações positivas com bebê. Toda vez que você ficar com a criança no mesmo ambiente que o cachorro se certifique de que algo prazeroso vai acontecer pra o cachorro;
-  inclua seu cachorro dentro do que for possível na nova rotina com sua criança;
-  busque ajuda profissional, caso seu cão apresente mudanças comportamentais muito drásticas;
-  e relaxe! o tempo continua sendo o melhor remédio pra tudo. Tudo que é novo leva tempo pra gente se adaptar, mas a gente se adapta e a vida segue.

Boa NOVA jornada pra você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, crítica ou dúvida!