Cão estressado e/ou ansioso: o que fazer?

   Olá gente! Passando pra comentar um pouco sobre estresse e ansiedade em cães, assunto esse que gera muitas dúvidas entre os tutores. Bem, acredito que todo mundo que tem ou teve um cachorro já vivenciou situações como ter o pé de uma cadeira roído, um quintal com aquele lindo gramado todo esburacado, plantas destruídas, mangueiras despedaçadas, latidos ininterruptos, choros e uivos e, nos casos mais graves, cães que perseguem o próprio rabo ou se mutilam de maneira obsessiva. Pois é, esse são comportamentos típicos de animais que estão estressados e ansiosos! Se o seu cãozinho apresenta esse comportamentos pare e reveja imediatamente a sua rotina com ele! Cães estressados podem perder o controle emocional e desenvolver agressividade e até depressão. Para amenizar o estresse e a ansiedade comece pelo principal: ATIVIDADES FÍSICAS intensas e regulares. Lembre que o seu cão precisa disso para manter a boa forma, ganhar condicionamento físico e gastar energia e, de quebra, você também sai beneficiado nessa história!
   Outro recurso muitíssimo importante é o de ENRIQUECIMENTO AMBIENTAL, ou seja, tornar o ambiente que seu cão vive mais dinâmico. Como fazer? Existem muitos brinquedos "recheáveis" que são excelentes para reduzir o estresse do seu cãozinho em até 90%!!! Um dos brinquedos mais recomendados é o KONG. Esse brinquedo é importado e feito de uma borracha de altíssima durabilidade, sendo assim, você vai pagar mais caro, porém vai durar anos. Eu sou testemunha: tenho um KONG há 3 anos. Pra quem não tem um Kong, existem outras opções de brinquedos "recheáveis" nas lojas pet ou, se preferirem, vocês podem pegar uma bola (oca) de borracha, dessas normais que a gente dá pra cachorro, e fazer dois furos em lados opostos. Esses furos devem ter o tamanho suficiente para o cachorro conseguir tirar aos poucos o conteúdo (recheio), seja ele, ração, petiscos, pastas, etc. Eu faço uma massa com a própria ração. Pego uma pequena porção de ração, adiciono água quente e espero até a água desaparecer do recipiente, ou seja, até a ração inchar e absorver toda a água de forma que posso amassá-la com uma colher. Depois coloco uns petiscos na massa e recheio o Kong.
OBS.: Recheios do tipo massa são melhores, pois o cão demora mais para conseguir retirar tudo do brinquedo.
   
   Outra opção de enriquecimento ambiental são os ossos de boi in natura, isso mesmo, OSSO CRU!!! Peça num açougue uma canela de boi. Se preferir, dependendo do porte do seu cachorro, peça para o açougueiro serrar em várias partes. Em casa, coloque o(s) osso(s) no congelador por umas 72h para esterilizar parcialmente. Muitas pessoas preferem ferver o osso, eu não acho uma boa! Acho mais seguro congelar. Depois descongele e dê ao seu peludo. Não deixe o osso por muitos dias, no máximo dois, pois as partes que contem carne e cartilagem vão entrar em processo de decomposição.
   Ainda falando de enriquecimento ambiental, você pode ensinar seu cão a procurar pedacinhos de PETISCOS ESCONDIDOS PELA CASA. Comece fazendo numa área pequena e, na medida em que seu cão vai tomando gosto por essa brincadeira, aumente a área que ele tem que procurar.
   Por último, você pode CONGELAR FRUTAS/PETISCOS com água (use como recipiente um copo plástico para o gelo ficar grande) e dar ao seu cão. Lembre-se de verificar quais frutas são permitidas para o consumo canino.
  
   Se mesmo com esses recursos seu cão está MUITO estressado/ansioso, ao ponto de não conseguir relaxar, vale a pena fazer uma visita ao veterinário para ver se ele está bem de saúde! Fique atento e mãos à obra!!! Não deixe seu cão ocioso. Isso só enfraquece os laços de amizade e confiança entre vocês. E pense nisso: seu cão não pediu para estar na sua casa, foi você quem o levou!

É SEU DEVER proporcionar a ele uma boa saúde e bem-estar!

#ficaadica

3 comentários:

  1. Oi tudo bem?
    Minha sogra recolheu um cachorro na rua, pois estava muito debilitado e esta tentando encontrar um novo lar para ele. Porém ele esta demostrando sintomas de ansiedade e acredito de possíveis traumas que pode ter sofrido na rua ou em alguma casa. Ele se encurva quando nos aproximamos dele, ele arranca roupa do varal para deitar em cima, faz xixi em tudo quando entra em casa e morre de medo de chuva(mas como faz xixi, não conseguimos deixá-lo entrar). O que posso fazer para tirar essa ansiedade dele? Ela não esta conseguindo achar um novo dono para ele e esta enlouquecendo com ele, pois já e uma senhora.
    Agradeço a ajuda.
    Att. Roberta

    ResponderExcluir
  2. Olá, tenho 2 cachorros que sempre se deram bem, mas de uns tempos pra cá estam ficando miito ciumentos e se atacam constantemente. Estamos com medo de algo de pior aconteça com eles, o que podemos fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bianca! O primeiro passo é separar definitivamente esses cães em ambientes diferentes. O ideal é que eles não se alimentem juntos, não recebam cafunés de você e das outras pessoas que morem na casa se estiverem juntos. Esses podem ser alguns dos motivos que engatilham brigas. Meu conselho é: contrate um adestrador profissional da linha positiva de treino (que não usa punições) para fazer uma avaliação do contexto das brigas e um protocolo de treino e gestão! O com´portamento agressivo sempre escala pra pior se não for feito nada. Não force a interação entre os cães de maneira alguma!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário, sugestão, crítica ou dúvida!