Fábrica de cães: a triste realidade por trás da criação de cachorros de raça

Você já ouviu falar sobre fábrica de cães?
Sim? Então você sabe o drama que esses cães vivem...
Não? Então você vai ficar sabendo agora sobre o drama que esses cães vivem...
   As "fábricas de cães" nada mais são que canis de criação de cães de raças, que muitas vezes, tem como criadores responsáveis, pessoas registradas no Kennel Clube de sua cidade. Esses canis reproduzem, de maneira indiscriminada, cães de várias raças e vendem seus filhotes por valores elevados pois esses cães contam com pedigree. Só que o que as pessoas não sabem é que os padreadores (animais que se reproduzem) são mantidos em condições lamentáveis de higiene, saúde e abrigo.
   Esses cães são confinados durante a vida inteira em gaiolas, caixas de transportes ou baias muitos pequenas amontoados com outros cães. Muitos deles tem as patas deformadas e problemas de coluna por causa do fundo das gaiolas e outros nunca chegaram a pisar no chão, grama, etc, e nem a sair dessas gaiolas para um simples passeio. Os locais são imundos e os cães vivem, literalmente, em cima de seus dejetos (xixi e cocô), não tomam banho e muito menos são tosados. Além de serem tratados como objetos, esses cães não gozam de acompanhamento veterinário regular e as cruzas são feitas entre cães com parentesco familiar (pai e filha, mãe e filho, etc.), o que resulta em filhotes com severos problemas de saúde (neurológicos, físicos). Os filhotes que não "vingaram" por conta dos problemas da consanguinidade são descartados (eutanasiados ou abandonados na rua) porque não tem valor comercial algum.
   Os "criadores" das fábricas de cães não formam vínculo emocional algum com esses animais, pois veem neles máquinas de ganhar dinheiro. Esses cachorros são mantidos isolados do convívio humano. Seus filhotes, além de não terem a menor oportunidade de desfrutar dos aprendizados passados pela mãe e seus irmãos, pois são vendidos com cerca de 25 - 40 dias de vida, já nascem com um a tendência a terem problemas emocionais por conta da gravidez estressante de suas mães (que tem influência sobre a qualidade emocional de seus filhotes antes mesmo deles nascerem (Serpell, 1985)) e por não poderem desenvolver suas habilidades sociais, sensoriais e motoras através do convívio com estímulos como sons diversos, outros filhotes, contato humano, objetos, pisos, etc. Qual a consequência disso? Apesar de ter pago muito caro por esse filhote, o tutor (que não tem conhecimento da real situação em que o filhote foi concebido) vai se deparar com um filhote estressado e que vai começar a desenvolver problemas comportamentais desde cedo como inquietação, reatividade a estímulos, fobias, agressividade, destruição de objetos, compulsividade, o que posteriormente vai levar ao seu abandono ou doação. O criador? Esse vai ficar satisfeito por ter vendido mais uma mercadoria, que pode chegar ao valor de R$ 5 mil reais ou até mais, dependendo da raça.
   Para finalizar, contamos com a ineficiência dos Kennel Clubes, que são associações vinculadas à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) e que registram os criadores profissionais, mas que não cumprem seu papel de fiscalizar a criação desses cães e denunciar às autoridades competentes esses criadores que agem de maneira abusiva e cruel em relação a esses animais.
   Triste né? Essa é uma realidade comum no Brasil e muitos outros países!

*Imagem retirada do site (http://www.thesun.co.uk/sol/homepage/news/671131/Joanna-Price-Dog-factory-Banned-from-owning-animals-for-life.html)

O que fazer se você quiser comprar um filhote de raça?

Verifique pessoalmente:
- as condições de higiene do local;- as condições de saúde dos cães;
- se esses cães são criados perto das pessoas e em um ambiente calmo e amigável;
- se o criador possui registro no ‪#‎kennel clube da sua cidade;
- se o criador e as pessoas que trabalham/moram no canil tem uma boa relação com os cães;
- se o criador respeita as leis da genética e não efetua cruzamentos consanguíneos (entre cães com parentesco);
- se o criador é do tipo obcecado por padrões de beleza. Fuja disso! Lembre, um cão bonito não é sinônimo de um cão equilibrado e bem socializado.
Não compre ‪#‎cães de raça em feiras ou ‪#‎petshops! A chance de você adquirir um filhote doente e com problemas emocionais é muito grande!!! Como consequência disso, vem o abandono! Não faça parte dessa máfia que só quer saber de lucrar. Adote ou faça uma compra consciente!

Quer saber mais?  Confira no link abaixo, uma matéria sobre a descoberta recente uma fábrica de filhotes em Brasília, DF. Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, crítica ou dúvida!