Cães sentem culpa?


   Sabe aquela carinha de que "ele sabe que fez errado" que muitos #‎cães fazem? Pois é, você sabe o que ela realmente significa?
   Esses sinais de "culpa" de "que fez coisa errada" são na verdade sinais de #‎apaziguamento que os cães emitem para tentar evitar conflitos com seus donos ou fazer com que eles parem as broncas, gritos e até agressões físicas. Isso acontece porque quando o #‎cão faz algo que desagrada ao seu tutor, esse costuma falar sempre as mesmas coisas ("o que foi que você fez dessa vez ?"; "foi você quem fez isso"?; "olha o que você fez!"; "você vai apanhar!") alterando sua postura e tom de voz, fazendo ameaças e, logo em seguida, punindo fisicamente o peludo. Desta forma, essas frases se tornam indicadores para o cão de que algo muito ruim está prestes a acontecer, e por isso ele começa a disparar sinais de apaziguamento na tentativa de acalmar seu tutor. Confira alguns sinais de apaziguamento muito comuns:

- baixar a cabeça;
- orelhas para trás;
- corpo curvado;
- boca fechada;
- lambedura de lábio;
- desvio de olhar;
- bocejos;
- olhos semi-fechados.


   Existem muitos vídeos considerados engraçados na internet de pessoas provocando esses sinais em seus cães e achando "bonitinha" a forma como eles reagem. Na real, isso é uma verdadeira tortura psicológica para o #‎cachorro! Fique ligado, não reproduza esses vídeos e nem faça seu cão se sentir mal provocando esses sinais de apaziguamento só pra mostrar que ele "sabe que fez coisa errada". Agora você já sabe que cães não sentem culpa! Preze sempre por uma relação sem conflitos, estável e harmoniosa!

*Foto retirada do site http://www.theloudlaugh.com/funny-guilty-dog-pictures/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, sugestão, crítica ou dúvida!