O período crítico de socialização é a fase desenvolvimento mais importante da vida dos cães. Nessa fase, que vai do 21º dia de vida (aproximadamente) aos 3 meses de vida (pode variar um pouquinho em cada cão), os filhotes estão "mais corajosos" e são umas esponjinhas em relação ao aprendizado. Desta forma, uma boa socialização além de prevenir uma série de problemas comportamentais, vai influenciar bastante no quão o cãozinho vai se tornar um adulto equilibrado e estável. Um cachorrinho mal socialização está mais suscetível a ter problemas relacionados a medo, insegurança e agressividade.
Sendo assim, para uma boa socialização, deve-se apresentar ao filhote, de forma GRADUAL e POSITIVA, o maior número possíveis de estímulos: pessoas (crianças, adultos, idosos e seus variados biotipos), cães (outros filhotinhos e cães adultos bem socializados e amigáveis), sons diferentes, pisos (grama, cimento, areia, brita, terra, azulejo, etc.), objetos (de casa, da rua, etc.), locais (comércio, parques, veterinária, elevadores, aeroporto, etc.).
Por conta do período de vacinação, que coincide com o período de socialização, muitos veterinários aconselham os tutores a não permitirem que seus cães saiam de casa até que a vacinação esteja completa, por volta dos 4 ou 5 meses de vido, ou seja, quando o período crítico de socialização passou. Mas então, o que fazer? Se o seu cãozinho não está completamente imunizado, apresente esses estímulos em locais livres de doenças, como por exemplo, na sua própria casa. Chame amigos e parentes para ajudá-lo nessa missão. Promova festinhas de apresentação do seu novo amigo peludo tanto para pessoas como para cães. Além disso, apresente sons (o youtube pode auxiliar nisso) e objetos que existem na sua casa (vassouras, rodos, bacias, baldes, aspiradores de pó, bicicletas, skates etc.). Quando ele estiver imunizado, comece a levá-lo em locais diferentes como parques e comércios para que ele comece a se familiarizar com ambientes que tenham movimento de pessoas, carros, motos.
A socialização deve ser feita com muito cuidado pois essa fase é um divisor de águas na vida de um cão! Nunca force um filhotinho a se aproximar de alguém ou alguma coisa. Procure SEMPRE a ajuda de um adestrador que utiliza uma metodologia amigável e LIVRE de punições e aversivos para ajudá-lo a passar por essa fase de forma adequada.
Se você tem um filhotinho não espere até ele completar 6 meses para treiná-lo! Previna problemas de comportamento com uma boa socialização! A Cachorro Sabido faz questão de te ajudar, entre em contato conosco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário, sugestão, crítica ou dúvida!